top of page

Companhias Aéreas | Como escolher

  • Mariana Trigo
  • 19 de set. de 2017
  • 4 min de leitura

A minha experiência em cada uma das companhias aéreas abaixo. algumas low cost, outras não.

O preço continua a ser para mim o factor decisivo Pessoalmente utilizo plataformas como o SkyScanner e Edreams para pesquisar os voos mais baratos, comprando depois pelo parceiro que ficar mais em conta, dependendo do valor das taxas que adicionam. Quando comprares por um parceiro certifica-te que pedes a fatura durante o processo de compra pois pode ser difícil obtê-la posteriormente.

Para viagens longas e com muitos destinos incluídos, aconselho a visitar um agente de viagens. Não acreditava que pudesse ficar mais em conta mas na minha viagem para a Ásia fizeram-me um excelente preço final pelos 10 voos. Vale a pena verificar pois podes ter acesso a pacotes de voos combinados.

Abaixo os pontos mais positivos e negativos que encontro em cada uma das companhias aéreas onde já viajei, avaliando 4 pontos essenciais de forma a ter uma base de comparação entre elas:

- Comida

- Limpeza

- Conforto

- Staff

A variável do preço é demasiado relativa para avaliar, dependo da duração do voo e da altura da compra. A segurança também não vou comparar. Muita gente pensa que as companhias low cost são menos seguras mas na verdade a única diferença é que transportam menos combustível (na eventualidade de não poderem aterrar torna-se complicado "fazer tempo" no ar). Na verdade, as companhias low cost são sujeitas a mais testes de segurança do que companhias normais, podendo assim considerar-se ainda mais seguras.

TAP

- Comida: Como pequeno almoço costumam servir um pastel de nata e qualquer bebida à escolha (café, leite, sumo, água). Se viajar pela hora do almoço oferecem uma sandwiche, um pouco melhor.

- Limpeza: Impecável, sempre encontrei tudo arrumado e limpo e nada de restos da viagem anterior.

- Conforto: Lugares medianos em termos de espaço, mas confortáveis.

- Staff: Um pouco menos sorridente do que o habitual das restantes companhias.

RYANAIR

- Comida: Sendo uma companhia Low Cost nunca experimentei a comida.

- Limpeza: Restos de plásticos de viagens anteriores. Como os voos são constantes por vezes a limpeza deixa a desejar.

- Conforto: Lugares pequenos, a bagagem por vezes tem de ir por baixo do banco o que torna ainda mais pequeno o espaço.

- Staff: Em geral simpáticos, aconselho a viagem Lisboa-Porto, um dos voos mais engraçados que já fiz com uma tripulação cheia de energia e onde até os Parabéns cantamos.

EASYJET

​​

- Comida: Sendo uma companhia Low Cost nunca experimentei a comida.

- Limpeza: Impecável, as poucas vezes que viajei pela easyjetencontrei sempre o avião limpo.

- Conforto: Lugares estreitos mas geralmente a bagagem cabe toda nos compartimentos de cima evitando perder espaço debaixo do banco.

- Staff: Acessíveis, simpáticos, nunca tive problemas.

LUFTHANSA

- Comida: Servem várias refeições durante o voo, o que torna bastante mais fácil quando a duração é muito longa. Bebidas e frutos secos ajudam bastante.

- Limpeza: Impecável.

- Conforto: Os lugares para os voos de longa duração em classe económica podiam ser mais largos. Em contrapartida apresentam um ecrã individual com imensos filmes, músicas, séries. A parte chata é que são constantemente interrompidos com os avisos da tripulação, seja em que língua for, o que significa que podemos ser interrompidos 3 vezes para o mesmo aviso mas em 3 linguas diferentes. Na classe económica fornecem os headphones, manta e almofada. O facto de alguns aviões terem 2 pisos torna a viagem mais interessante porque existe mais espaço por onde passear.

- Staff: Impecável, terem uma equipa que fale várias línguas parece uma preocupação da companhia aérea e merece crédito por isso.

AIR ASIA

- Comida: só experimentei o snack comum e era delicioso!

- Limpeza: impecável.

- Conforto: os assentos são bastante confortáveis e espaçosos. É possível ter acesso a Wifi dentro do avião mediante um pagamento extra.

- Staff: a equipa apresenta-se sempre simpática e atenta aos pormenores.

JET AIRWAYS

- Comida: a a melhor refeição que já experimentei num avião. Super completa e deliciosa!

- Limpeza: impecável.

- Conforto: o comum, nada a apontar de positivo ou negativo.

- Staff: atencioso e simpático.

GARUDA AIRLINES

Não posso deixar de salientar que foi a primeira vez que violaram a minha mala de porão, especificamente no voo de Singapura para Jakarta. Partiram o cadeado de código e 2 dos 4 fechos principais da mochila. Deixaram 2 furos como se tivessem tentado queimar o tecido e ainda me partiram os encaixes de lado. Por sorte, roubaram apenas 5 euros (deixaram os 50 ringgits que também lá estavam) e não me tiraram as duas câmaras fotográficas que lá tinha! Conselho: coloquem sempre o que têm de maior valor entre a roupa, foi a minha sorte! E claro, não coloquem câmaras fotográficas na bagagem de porão como eu fiz!

- Comida: a refeição podia ser mais completa. Muito básica e não muito saborosa.

- Limpeza: impecável.

- Conforto: a primeira vez que viagem nesta companhia fiquei nas portas de emergência. É mais assustador mas compensa com o aumento de espaço. O facto de a mesa ser junto ao banco pode ser positivo ou negativo já que para comer não dá tanto jeuto mas para escrever é o ideal.

- Staff: atenciosos e muito acessíveis.

THAI LION AIR

Preços dos bilhetes extremamente acessíveis para voos domésticos, utilizei esta companhia na Tailândia. A compra no site é super fácil e rápida. Os bilhetes mesmo low cost incluíam bagagem de porão.

- Comida: não experimentei.

- Limpeza: impecável.

- Conforto: para voos curtos, os lugares são espaçosos e os bancos confortáveis.

- Staff: simpáticos e atenciosos.

BRITISH AIRLINES

- Comida: bastante boa. As refeições quentes são completas e saborosas. Já os snacks deixam um pouco a desejar, por vezes são muito calóricos. Por exemplo no voo de 13h Bangkok-Londres o nosso snack incluía pipocas, batatas fritas e um pacote de maltesers.

- Limpeza: impecável no início do voo. No final de um voo muito longo as casas de banho já estavam a precisar de ser limpas.

- Conforto: como fazem voos muito longos os lugares poderiam ser um pouco maiores, o espaço para as pernas não é muito e o ecran fica muito perto dos olhos, mesmo inclinando o banco para trás.

- Staff: alguns mais simpáticos que outros mas a minha experiência presenteou-me com o melhor chefe de cabine que já conheci. Super atencioso com todos os passageiros e muito atento a pormenores.

IBERIA

- Comida: não experimentei.

- Limpeza: impecável.

- Conforto: voos curtos, lugares bastante bons.

- Staff: atenciosos e preocupados com o bem estar dos passageiros.


Comments


You Might Also Like:

TENS UMA QUESTÃO?

Segue-me nas Redes Sociais e fala directamente comigo!

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
Search by Tags

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page