top of page

Emoções Pré Viagem


Pois é, quando pensamos que a decisão difícil já está, ups! Quando a data da partida se começa a aproximar acontecem uma série de situações estranhas, aqui estão as minhas 5 eleitas:

1| As Notícias só falam dos destinos para onde vamos, e mal !

Normal. A tua atenção para o que está a acontecer neste momento nos locais onde vais estar aumenta automaticamente. Vê, analisa e avalia, provavelmente não é algo com gravidade e que te faça ponderar adiar a viagem.

2| Será que tenho dinheiro suficiente?

Esta pergunta deve ser feita antes de planear a viagem, mas mesmo assim vai surgindo on going à medida que vais descobrindo mais coisas que gostarias de fazer. Bem, considerando que orientaste o teu budget por cima e que és tu quem decide onde, como e no que vai gastar, tranquiliza.

Revê os teus cálculos e mantém uma almofada o mais confortável possível para eventuais necessidades. Ter um limite naquilo que temos para gastar é importante, faz-te valorizar e aproveitar tudo de forma diferente e muito provavelmente permite-te ver e viver experiências às quais nunca terias acesso de outra forma, simplesmente porque irias optar pelo caminho mais fácil.

3| Será que todos vão ficar bem sem mim?

Um bocadinho narcisista a pergunta, mas válida. Sim, todos vão ficar bem. "Abandonar" o nosso dia-a-dia comum inclui deixar de fazer parte da vida normal das pessoas mais próximas de nós. És importante para muita gente sim, mas perceber que a vida dos outros continua normalmente estejamos ou não presentes é magnífico. Não é que seja bom sentirmo-nos "dispensáveis", o que é bom é sabermos que podemos fugir para o nosso próprio espaço sempre que quisermos ou precisarmos, sem ninguém a depender de nós. Pessoalmente aprendi isto muito cedo com pequenas coisas. Ficar sozinha em casa em criança, formações fora da minha cidade enquanto adolescente, viajar sozinha com 18 aninhos. Todas as pessoas à nossa volta ficam bem sem nós, o importante é preferirem estar bem na mesma, mas connosco por perto ;)

4| Será que é mesmo isto que quero fazer?

Esta atingiu-me algumas vezes, suavemente. Acho que depende das vezes que avaliaste a decisão.

Nos milhares de blogs de viagens que tenho visto ultimamente, muitos dos viajantes indicam como razão principal para começarem a viajar "I was just bored". Bastante simples e óbvio na verdade. Até certo ponto acho que é a explicação mais sincera. Aborrecido seja pelo que for, a verdade é que há sempre alguma razão forte para arriscar numa aventura deste género. O importante, na minha opinião, é que seja uma razão boa. Ou seja, não para fugir de algo mas sim para ir em busca de algo. Há quem pense que é a mesma coisa, será?!

5| Parar no tempo entre Amigos e Família

Ora aqui está uma que eu não conhecia e que me tem acontecido algumas vezes.

Sabes aquela cena nostálgica nos filmes em que um actor olha à sua volta e deixa de ouvir o som das pessoas à sua volta e simplesmente o seu pensamento voa para outro local? É isso mesmo.

Comigo acontece-me principalmente num café com amigos ou nas refeições em família, é bastante engraçado porque são momentos de uma valorização enorme em que sinto "Vou realmente sentir falta disto, que bom!".


You Might Also Like:
bottom of page